Aumigos, hoje quem fala é a Purpurina, a “SRD” da Turma do Buddy, e o assunto é esse mesmo: as vantagens de adotar um(a) aumigo(a) vira-latas na sua família!
Vantagens biológicas: genética e adaptabilidade
SRD é a sigla “chique” pra falar que o cachorro é “sem-raça-definida”, ou seja, uma saborosa misturinha de duas ou mais raças. E aí vem a primeira vantagem: a genética!
Raças puras tendem a desenvolver doenças genéticas, coisa que acontece bem menos nos vira-latas. Isso é biologia: quanto menos mistura genes, mais vulnerabilidades aparecem.
O vira-lata é certeza que passou por alguma seleção natural, pois na rua só sobrevive quem é forte e esperto. É um assunto chato, mas é a real: vira-lata é mais resistente.
Por isso também são mais adaptáveis! Acostumados com frio, calor, fome e mudanças, um SRD como eu não sente os impactos do novo lar ou de ambientes diferentes, e ainda por cima a gente se molda ao humano.
Isso porque cães de raças precisam de hábitos e treinamentos específicos para aqueles genes. O vira-lata aprende conforme a situação.
Mas atenção: isso não quer dizer que você não deve vacinar! As ruas não protegem de vírus, então mantenha a carteira de vacinação do doguinho SRD em dia, hein?
Vantagens práticas: economia de tempo e dinheiro
Ninguém gosta de medir vidas em dinheiro, mas vamos combinar: adotar tem custo inicial bem mais baixo do que comprar de um canil. E às vezes é zero!
Se você não tem tempo de cuidar de um filhote, que demanda muita atenção nos 6 primeiros meses, melhor ainda: adote um vira-lata já adulto e seja (muito) feliz!
Afinal, são os cachorros AUdultos que mais precisam, pois infelizmente eles são mais difíceis de serem adotados e, dependendo da idade, podem ser sacrificados.
Vantagens emocionais: salvação e gratidão
Adotar é salvar uma vidinha. Cães de abrigos ficam confinados num espaço menor que o banheiro de um “apertamento”. Imagine não brincar, não receber carinho, nada?
Quando você adota, você praticamente dá o céu pra ele. E ainda libera espaço para outro cãozinho ser resgatado das ruas e acolhido no abrigo. A roda gira feliz.
O cachorro pode não ter a inteligência de um ser humano, mas ele SABE que foi salvo. É instinto de proteção. Então é garantia que o aumigo terá um sentimento de gratidão imenso.
E esse sentimento é tudo, não é mesmo?
Aproveitando que estamos falando de sentimentos, aqui vai uma dica:
CUIDADO COM EXCESSOS
Não é porque o dog sofreu no passado que você precisa compensar com excesso de carinho no presente. Não precisa.
Carinho e amor, sim, mas mimar demais, não. E por que isso? Porque o aumigo pode entender que é sempre assim e vai ficar ranzinza quando isso mudar.
Vira-lata não é melhor nem pior, mas é uma questão sócio-ambiental
O mais importante que eu queria que vocês, humanos, lembrassem, é que aumigo é tudo de bom, com ou sem raça.
A diferença é que ao adotar um SRD você está ajudando não apenas um doguinho desamparado, mas a sociedade em si. Menos cães nas ruas, menos cães nos abrigos.
Espero ter ajudado vocês a abrir a cabeça para essa questão :)
Muitas lambidas da virinha que foi resgatada das ruas e hoje faz parte da turma de AUmigos mais legAUS da internet!
Purpurina