Uma das principais funções do Enriquecimento Ambiental, é melhorar a qualidade de vida do seu pet.
Além da companhia de pessoas e outros animais, cães e gatos precisam de estímulo mental e físico, para não desenvolverem comportamentos inadequados. O enriquecimento ambiental ajuda a combater a ansiedade e estresse do seu bichinho, e em alguns casos, pode reduzir a agressividade.
Como fazer enriquecimento ambiental em casa?
Para que o seu pet seja feliz e saudável, é muito importante que seu tutor brinque com ele.
Com a domesticação, cães e gatos se distanciaram de seus instintos naturais, portanto, brincadeiras que estimulem comportamentos naturais são as mais indicadas.
Para os cães, você pode, por exemplo, esconder petiscos pela casa, ou colocá-los nos brinquedos, e deixar que o pet tente liberá-los sozinho. Para isso, existem diversos brinquedos interativos, que são ótimos para diversificar a brincadeira.
Tipos de brinquedos muito utilizados no enriquecimento ambiental para cães: dispensers de ração (DDR), brinquedos recheáveis, brinquedos com textura, que façam barulho, ou que tenham algum cheiro.
Para os gatos, brinquedos como varinhas, permitem que o pet possa exercer seu instinto de caça. Enquanto os arranhadores ajudam os bichanos a relaxar, além de aparar suas unhas.
É importante observar a brincadeira do seu pet, para saber qual atividade, e brinquedo ele gosta mais.
Não esqueça de trocar os brinquedos regularmente, para que o pet não perca o interesse
Enriquecimento ambiental, portanto, é uma forma de melhorar a qualidade de vida do seu pet, deixando o ambiente mais divertido, através de estímulos físicos e mentais.
Referência:
www.love.doghero.com.br/dicas/enriquecimento-ambiental/
www.upapet.com.br/enriquecimento-ambiental-para-caes-e-gatos-o-que-e-e-como-fazer/