Sphynx
O gato da raça Sphynx é conhecido por ser um gato sem pelos. Porém, na verdade, o Sphynx possui uma pelagem fina e curta. Apesar da aparência séria, os gatos dessa raça são muito dóceis e costumam gostar bastante da companhia de seus tutores.
Além da característica dos pelos, o Sphynx possui a cabeça um pouco menor, em comparação a outros gatos, o que faz com que seus olhos e orelhas pareçam ser bem maiores.
Diferente do que muitos possam pensar, o Sphynx não é originário do Egito, e sim do Canadá. Em 1966, uma gata na cidade de Ontario, deu cria, e um dos filhotes nasceu “sem pelos”, à partir de então, este gato cruzou, e seus filhotes nasceram com a mesma característica.
Maine Coon
Natural dos Estados Unidos, os gatos da raça Maine Coon são famosos pelo seu tamanho. São os maiores gatos domésticos do mundo, e podem chegar à 41cm de altura! Possuem pelos compridos, são bastante companheiros e ativos.
Não sabemos ao certo como originou-se a raça, porém, uma das lendas à respeito de sua origem, diz que o Maine Coon é resultado da cruza de um gato selvagem com um gaxinim, mas isso é impossível por razões biológicas.
Selkirk Rex
Você já viu um gato com pelo enrolado? O Selkirk Rex é um gato que tem o pelo e o bigode encaracolado. Proveniente dos Estados Unidos, a história sobre sua origem é bastante inusitada.
No final da década de 80, uma gata SRD (sem raça definida) que vivia num abrigo para gatos, deu luz à uma ninhada, onde um dos gatinhos nasceu com o pelo encaracolado. Foram feitas cruzas, e os filhotes foram nascendo também com o pelo enrolado.
O Selkirk Rex é um gato bastante tranquilo e dócil.
Referência