A maioria dos cães que conhecemos atualmente, são raças originárias da Europa, que possui mais de 200 raças diferentes! O Brasil também possui suas próprias raças de cães, que são em sua maioria, mistura dos animais trazidos por europeus, que cruzaram, dando origem à novas raças.
Vamos conhecer 5 delas?
1. Fila
O Fila é provavelmente a primeira raça que vem à cabeça, quando falamos de cães brasileiros.
É um cão de grande porte, com temperamento forte, mas também muito carinhoso. Dizem que originou-se da mistura das raças Mastiff e Buldogue. É um cão muito encontrado em fazendas, e também como cão de guarda.
Foi a primeira raça brasileira a ser conhecida internacionalmente
2. Fox Paulistinha (Terrier Brasileiro)
Segunda raça de cão brasileiro mais lembrada. O Fox paulistinha é um cão de pequeno porte, muito inteligente e curioso. Sua origem vem do cruzamento de raças como fox terrier, jack russell terrier e até pinscher.
Dócil, convive muito bem com crianças.
3. "Boca-Preta Sertanejo" ou "Cão Sertanejo"
Originário do Nordeste, o Cão Sertanejo também é resultado do cruzamento de outras raças trazidas ao Brasil, com cães nativos. É um cão muito comum para fazer caça, e vigiar gado.
4. Ovelheiro Gaúcho
Com origem no Rio Grande do Sul, o Ovelheiro Gaúcho é um cão muito utilizado para pastorear rebanhos. Muito ágil e inteligente, é a mistura de diversas raças de cão pastoreiro.
5. Griffon Barbudo
Por ser muito dócil, é uma ótima raça para fazer companhia, além de ser cão de pastoreio. Não se sabe a origem correta, mas acredita-se ser resultado do cruzamento várias raças. Infelizmente está em extinção no Brasil.